Mitos e Verdades sobre a Reciclagem de Plásticos

Mitos e Verdades sobre a Reciclagem de Plásticos

Disposto a estimular o aumento da reciclagem de plástico através de campanhas de conscientização da população, o comitê gestor do Movimento Plástico Transforma (MPT) selecionou 5 mitos e verdades sobre a reciclagem do plástico, distribuídos em um comunicado à imprensa.

Uma pesquisa encomendada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) mostrou que apenas 23,4% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados no Brasil em 2021, número que mostra o caminho ainda a percorrer.

Veja abaixo a lista dos Mitos e Verdades elaborada pelo MPT:

1º - Todos os tipos de plástico são recicláveis.

Mito: Apesar de uma boa parte deste tipo de material poder ser reciclada, nem todos eles podem. Entre os produtos de plástico que podem ser enviados para a reciclagem, estão os usados em embalagens de produtos de limpeza, garrafas, embalagens de leite e iogurtes, copos, pratos e talheres.

2º - É preciso lavar as embalagens antes de descartá-las?

Verdade: Não é necessária a limpeza profunda dos resíduos, basta lavá-los, por exemplo, enquanto as louças são enxaguadas ou utilizando água de reuso da lavagem das roupas. A lavagem dos resíduos pós-consumo evita o mau cheiro, a proliferação de vetores e auxilia os processos de triagem nas cooperativas e da reciclagem.

3º - O plástico reciclado não é tão bom quanto o original.

Nem mito, nem verdade: Como existem diversos tipos de plástico, cada um tem um potencial de reciclagem diferente. De modo geral, os plásticos mais rígidos são mais fáceis de serem triados e podem ser reciclados e transformados em matéria-prima com qualidade próxima à da resina virgem. Para as embalagens flexíveis, que comumente são compostas por vários tipos de materiais plásticos, com funcionalidades diferentes para proteção ao produto embalado, a triagem é mais difícil.

4º - Para ser reciclado, o plástico precisa estar em perfeitas condições.

Mito: Antes de destinar à coleta seletiva, deve-se amassar o resíduo plástico para que ocupe menos espaço possível. Isto não compromete em nada a reciclabilidade do resíduo. Os resíduos plásticos quando reciclados são primeiramente moídos, lavados e secados e depois aquecidos até a fusão e granulados para posterior transformação em novos produtos plásticos.

5º - Se o seu bairro não possui coleta seletiva, não há como reciclar o plástico.

Mito: A implantação da coleta seletiva é obrigatória nos municípios, segundo a PNRS, mas muitos ainda não seguem essa diretriz. Existem pontos de entrega voluntária (PEVs) em diversas cidades instalados em supermercados e lojas de varejo. Assim é possível descartar nos respectivos contentores. Também é possível pesquisar sobre cooperativas de reciclagem próximas a você, pois elas existem em muitas cidades. Além das cooperativas, há empresas especializadas que retiram os materiais selecionados e encaminham para as usinas de reciclagens mediante contratos ou solicitações.

Saiba mais sobre a reciclagem de plásticos do website do MPT:

https://www.plasticotransforma.com.br/

Posts Relacionados